segunda-feira, 22 de março de 2010

Izabela de Oliveira Hofman


Atividade de modelagem em 3d com auxilio do sketchup
Essa imagem possui formas geométricas bem simples, tal fato me permitiu explorar ao máximo as ferramentas mais bésicas do programa.















Por ser minha primeira experiência com este programa , a imagem acima é resultado de várias tentativas. Logo, não me recordo exatamente a sequência das ferramentas utilizadas.

Comecei desenhando a base retangular em 2d, depois lancei mão da ferramenta push/pull para dar volume ao objeto e a "tape measure" para que ficasse na proporção correta. A line, arc, circle, eraser e o follow me também foram muito importantes.

Com a line e o retangle marquei no volume principal e fui gerando as saliências e reentrâncias necessárias -mais uma vez ultilizando a push/pull- o follow me foi muito aplicado nos puxadores e nos arredondamentos da peça, assim como o circle e o arc respectivamente.





 
Aqui, dei um rotate para termos uma visão de outro ângulo.






Temos agora o objeto anteriormente trabalhado inserido em seu ambiente original. Para a eprodução desse ambiente foram utilizadas basicamente as ferramentas supracitadas.

Senti certa dificuldade nessa etapa, acredito que tenha sido devido a maior quantidade de "informação" e também por ainda não ter conseguido representar o vidro presente no vitrô.

Uma cópia do ambiente já mostrado, porém com um "charme" maior, adquirido por meio das cores que foram colocadas com auxílio do paint bucket.



Atividade de modelagem em 3d com o sketchup-continuaçao-
modelagem de ambiente e objetos



Optei por dar continuidade a atividade de modelagem com o Sketchup usando o dormitório abaixo por ter mais coisas a serem trabalhadas, ondulacoes, malhas etc. Isso que permite explorar mais as ferramentas oferecidas por tal programa. Diferente da cozinha vista anteriomente que é mais "reta", onde trabalhei praticamente com as ferramentas mais básicas.


Nessa primeira etapa fiz os volumes principais dos objetos: da cômoda, da cama, do guarda roupas, depois fui fazendo os detalhes com a "line","move", "copy","arc", "circle" e "retangle", em 2d, e dando a forma 3d com o "push/pull" e o "folow me" como na cozinha. Em seguida fiz o plano do chao e a espessua das paredes depois as extrudei com a ferramenta  "push/pull".




Com as paredes em seu devido lugar  foi necessário por algumas vezes esconder seus planos e arestas para facillitar a finalizaçao do trabalho.




Aqui ja temos a imagem com aspecto mais "vivo" e "real",devido as cores e texturas que forem inseridas com o auxilio do paint bucket e fotografias dos objetos originais. A transparência do vidro e do objeto em cima da cômoda também foi feito com a mesma ferramenta.




No guarda-roupas apliquei bastante o "folow me" nesses filetes arredondados.




Pode-se observar que nessa imagem as linhas das arestas ja nao estao mais visíveis como antes e sim mais suave, pois lancei mao da ferramenta "sof edges" para obter esse resultado.Para modelar a cortina usei a "arc"e fui  formando planos e extrudando com a "push/pull". Fiz uma parte assim, depois copiei e colei ao logo da parede.



Foto do ambiente para para comparaçao.



Imagens rederizadas com o V- RAY



É visível a presença de sombras aplicadas por meio opçao "shadows".






Modificando imagem com Photoshop















Composição com Photomerge
 Sequência 1

Sequência 2 


 Sequência 3





PRIMEIRAS IMAGENS DO TRABALHO FINAL, RENDERIZADAS COM V-RAY


     As imagens abaixo são algumas das rederizações do projeto de minha autoria, desenvolvido dentro da disciplina de Projeto Arquitetônico II, e usado como base para o trabalho final da disciplina de Computação Gráfica. Elas correspondem a ärea externa oeste (fachada principal),  leste do terreno e sala de jantar respectivamente.
     Na renderização da primeira e na segunda imagem, ultilizei de duas ferramentas de iluminação: a Omini dirctional light e a Retangle ligth em posição inclinada. Já na terceira, usei apenas a lâmpada Omini directional, encaixada em cada uma das luminárias do lustre com cor levemente amarelada e baixa intensidade de luz. 







3 comentários:

  1. . trabalho com um excelente começo, mas falta continuidade;
    . bem organizado e explicado;

    ResponderExcluir
  2. . a segunda sequência do photomerge encontra-se embaralhada, rever. Saturação forte ! proposital?

    ResponderExcluir
  3. ainda na segunda montagem, existe uma incongruência de imagens, reparar na edificação ao fundo e pilar de concreto a frente..

    ResponderExcluir