domingo, 21 de março de 2010

Larissa de Souza Cosmi

Exercícios com V-ray

Renderizei todas as imagens com V-ray, porque não me adaptei ao Podium e as imagens ficaram minúsculas.



 Basicamente, para fazer essas renderizações, fiz várias experimentações, variando intensidade, tamanho e cor das luzes.
Nas primeiras fotos, que são de interior, usei apenas a omni light e nas de exterior usei: 
1- apenas plano luminoso
2- apenas amni light no interior
3- plano luminoso fora + omni light no interior.
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Exercício - Photomerge



  Primeira Sequência

  Cilíndrica






 Segunda Sequência

 Cilíndrica

Terceira Sequência
 

Reposition Only 

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PhotoShop


 Tive um pouco de dificuldade para mexer nas imagens, pois como o ambiente é muito pequeno as imagens renderizadas são muito pontuais.



Nessa primeira imagem, mudei a matiz da cadeira e do funda da estante superior, pra combinar.
Coloquei um print screen do orkut xD no monitor pra ficar realista e mexi no brilho/contraste dessa imagem.


Depois, quis deixar o adesivo do fundo da parede mais natural, e tentei aproximar ao máximo o fundo do adesivo ao fundo da parede. Suavizei os cantos com o esfuminho.
Deixei a imagem mais escura por completo pra diminuir as diferenças das imagens.
Por fim, coloquei o ursinho pra ficar fofo :D


Selecionei o urso e diminui contraste/brilho.
Coloquei cada objeto em uma camada e achatei a imagem.
Mexi na escala do print e do ursinho.
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Fiz basicamente as mesmas coisas que a imagem anterior, com a diferença que utilizei o filtro de imagem nessa foto, escolhendo a cor verde e mexendo na saturação.
Adicionei um teclado no computador, pois não tinha feito antes no Sketchup.


Coloquei o resto das imagens e ajustei a escala, o brilho e ainda a distorção, como na outra foto.
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Nessa foto eu, além de utilizar as ferramentas citadas anteriormente, mexi também no 'Gamma" da foto.
Gostei muito do resultado.
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Essa última foi a que mais me deu trabalho, mas foi a que ficou mais legal.
 As ferramentas, novamente, foram basicamente as mesmas.

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Modelagem com Sketchup - Quarto


Troquei de ambiente, mas vou deixar no fim do post as imagens que fiz anteriormente do outro lugar, só por registro.

Bem, comecei a modelagem pelo guarda roupa, onde usei, basicamente, as ferramentas 'retângulo' e 'push/pull'. Usei a trena pra medir os tamanhos das coisas també, como as valetas dos puxadores das portas deslizantes.
Na hora de aplicar as texturas e colorir, usei um vidro onde seria o espelho.

Original:



Não consegui pegar o guarda roupa inteiro numa foto só, mas acho que dá pra ter uma ideia. (mto estranho escrever 'idéia' sem acento :S)

Modelo:



Outro objeto modelado foi a janela, que deu um trabalho considerável, mas o resultado foi bem legal e ficou do jeito que eu queria.

Original:


Modelo:

Para a janela, usei muito as ferramentas 'retângulo', 'push/pull' e 'offset'.
Usei arco pra fazer a curvatura superior.
Nas folhas interiores, fiz uma, copiei e colei a outra, girando-a no eixo 'x', pra não ter que fazer tudo de novo.
Também copiei e colei a folha exterior, só que não girei, pois uma estava fechada e a outra aberta, então não precisou, mas usei o comando 'rotar' para dar angulação à folha que está aberta.
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Malhas
Travesseiros e Almofada

Original:



Modelo:


Sem dúvida, foi onde eu mais tive TRABALHO!
Os travesseiros, depois de muito quebrar a cabeça querendo usar 'from scratch', fiz com 'from contours'. Fiz uma base retangular e com o 'follow me' arredondei as bordas.
Com 'offset', fiz vários retângulos dentro e subi com 'push/pull'.
Depois usei a malha, repeti a mesma, virei a repetição no eixo azul e encaixei uma na outra.
Por fim só repeti e posicionei os travesseiros na cama, que, por sinal, foi feita com 'from coutours' numa base onde utilizei 'retângulo', 'push/pull' e 'free hand'.
Os travesseiros ficaram com umas pontas nas arestas maiores, ocasionadas pelo uso do 'follow me' no 'from contours', mas o resultado ficou satisfatório e eu resolvi deixar com as pontas mesmo, uma vez que não consegui eliminá-las sem eliminar a malha toda. :)

Na almofada, fiz 'from scratch'. Depois diminui o raio pra fazer a curva do meio, onde se encaixa o botão.
Repeti a face e encaixei. Onde ficou vazado, fiz planos para conectar. Não ficou como eu gostaria, mas realmente não consegui fazer o encontro das fazes ficar mais natural.




Maçaneta

Original:


Modelo:

Para a maçaneta usei 'free hand', 'círculos', 'push/pull' e 'from contours'.
Fiz praticamento a mesmo coisa que nos travesseiros, mas ao invés de usar 'offset', fiz círculos na face.

O formato ficou meio esquisito, mas foi o melhor resultado que obtive e o mais parecido com o original.
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Modelagem Total do Ambiente e Renderização









Imagem renderizada sem as arestas (Styles)




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Ambiente Anterior
Porta da Varanda

Imagem original:



Modelo 3D:







Para a porta usei bastante o retângulo, o push/pull e a trena pra marcar e distanciar certinho os relevos da porta. Usei equidistância pra fazer o marco. Usei arco e Follow me pra fazer a borda do marco da porta, que é arredondado. Usei também o Follow me (juntamente com um plano auxiliar, círculo e lápis) pra fazer a maçaneta e o apoio da mesma.
Fiz ainda o espacinho da chave com círculo, retângulos e arcos.
Usei um pouquinho do lápis também, só pra fazer alguns acertos.

Quis colorir porque fiquei curiosa pra saber se ia ficar parecido e tive que ter muita paciência pra colorir face por face. Usei a textura de madeira na porta e uma cor parecida com a parede original no fundo.

Essa porta me deu um super trabalho, mais do que imaginava, mas acho que ficou bem fiel ao original.


Guarda-roupa

Imagem original:


Modelo 3D:




Não sei se foi pelo fato de eu já ter tido trabalho suficiente com a porta, mas o guarda-roupa me pareceu mais simples, apesar de os dois objetos serem bem ortogonais.

Usei: retângulo, Push/pull, borracha e trena pra fazer a caixa e as portinhas. Acho que o que mais me deu trabalho foram os puxadores, que são compostos, cada, por 3 cilindros, que eu fiz com círculo, lápis e follow me. Fiz um cilindro maior (que é o puxador em si) e um menorzinho, que fica atrás do maior conectando-o à porta, e saí repetindo. O trabalho maior foi o de deixar em espaços e altura iguais, pois tive certa dificuldade em utilizar a trena nessa hora.

Depois colori, com cores parecidas as da foto.

2 comentários:

  1. . arquivos spin formato JPG, e não MOV;
    . resultado final do VRAY muito bom;
    . quando as imagens não carregarem por inteiro no blog, ir em "atualizar".
    . processo bem explicado.

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  2. . Imagens muito saturadas, mas os contrastes são bons.

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