sexta-feira, 19 de março de 2010

Carolina Oliveira Wagmacker

Trabalho Spin/Modelagem
Parte I















As paredes foram um desafio pela proporção; foi um pouco de tentativa e erro. Usei a forma do retângulo e o "push/pull", tanto para as paredes quanto para as portas. Mas agora elas já estão modeladas e em componente único, já tendo a sua própria camada também (o que foi bem útil para modelar a escada)






Construir a escada foi, para mim, mais um exercício de raciocínio do que uma modelagem complicada em si; depois de descobertos os caminhos, ficou tudo mais simples. Basicamente, usei o retângulo e o "push/pull", construi caminhos com as linhas e usei o "follow me" para os corrimões. Ainda não está totalmente acabada, mas agora já sei os caminhos para terminar.

Parte II



A primeira foto é de um exercício que me propus antes de fazer o aparelho que escolhi - o sensor de alarme do Bob Esponja. Resolvi fazer uma almofada, da qual infelizmente não tenho fotos (é uma que tenho em casa) só mesmo para testar as malhas. No começo tentei usar o "From Scrach", mas vi que, para a almofada, era mais prático usar o "From Contours", fazendo basicamente o mesmo do que foi feito na demonstração do terreno: desenhei um retângulo, fiz formas à mão livre e depois lancei a malha por cima. Depois copiei a malha e interseccionei as duas, fechando o desenho.
Então eu achei que conseguiria modelar o sensor, depois de terminar a almofada.
(risos)
Como uma coisinha dessa podia ser tão difícil?
Dessa vez inverti a ordem e tentei primeiro o "From Contours", que vi logo que não daria certo. Com o "from Scrach", modelei aos poucos e respirando fundo quando o computador congelava esperando a resposta do programa para o "Smoove". Quando eu achei que não conseguiria mais modelar sem quebrar o meu pc, usei o "Soften Edges" para unificar a malha e ficou aquela coisa medonha.
Desenhei (há) o visor do sensor para usar o "Drape". Não me perguntem porquê, mas ele não funcionou na área mais curva do meu modelo.
Conclusão: Usar a malha eu aprendi, o que eu não consegui foi uma verossimilhança com a foto.



















Parte III
Finalização

As imagens são temporárias - ainda não foram tratadas com o Vray. Elas já estão sem os contornos e com a sombra.



































Agora sim as imagens finais, renderizadas e finalmente com texturas (\o/)

































Edição das imagens - Adobe Photoshop CS

Escolhi três imagens para dar os primeiros passos no photoshop. Como as imagens estavam numa resolução não muito boa, algumas alterações causaram um efeito estranho, demarcando muito os pixels. E como eu estou brigando com o V-ray até hoje para ele renderizar as minhas texturas, não consegui renderizar imagens em tamanho maior. Mas continuarei tentando. Então, para esse exercício, usei as imagens que consegui milagrosamente renderizar.

Usei muito o Brilho/Contraste e o Matiz/Saturação, e apenas estas ferramentas no segundo par de fotos.
Como eu já tenho alguma prática no Photoshop (pouca, amadora, quase nada, irrisória), tentei utilizar outra ferramenta nas duas outras imagens: Ajustes/Níveis. Eu já tinha uma idéia do efeito que ela resulta, então resolvi testar. O resultado ficou interessante.
No primeiro par de fotos, ainda apliquei o Matiz/Saturação na imagem toda, dando um toque amarelado. No terceiro, fiz o contrário e tirei um pouco do vermelho, ficando uma cor mais puxada pro azul/verde.
Eis os resultados.As imagens com o fundo preto são as originais.






 Photoshop parte II















Photoshop Parte II - Inserções

Essa foi a primeira foto. Usei os layers para adicionar os objetos. Para a silhueta humana e o bob, usei o Edit/transformer/scale e distorce. Coloquei uma imagem recortada do céu atrás e uma parte de calçamento; depois foi a vez de tratar a luminosidade de cada objeto inseriso, achatar a imagem, e ajustado o brilho e contraste geral, apliquei o filtro noise, com efeito moderado, e esse foi o resultado.
Foto 2
O processo básico foi o mesmo. Distorce e scale para os objetos adicionados em outros layers; ajustei a luminosidade com o Brilho/Constraste e com os Níveis. Depois, achatei a imagem e tratei a iluminação geral. A foto do segundo pavimento foi uma colaboraçãozinha da Laiara. VLW!

Foto 3

O mesmo processo das outras imagens, copiei as partes necessárias em layers, decidi a ordenação, distorce e scale para posicionar, tratei o brilho/constraste individual, juntei todos os layers e tratei o brilho e contraste com os Níveis. O fundo preto foi tratado com o Matiz/Saturação.

Foto 4

Basicamente o mesmo procesos de todos eles.Distorce/scale; brilho/contraste, usando as fotos para adicionar pôsters na parede, a imagem da grama para trás dos outros layers e ajustei o brilho geral.
 







 Photomerge

Exercício feito em sala de aula. Após testar todos os tipos de sobreposição e analisá-las, eu preferi a última (interactive layout) para as três sequências.O resultado fica mais interessante.
 Sequência um





Sequência dois




 Sequência três


Imagem Renderizadas - Modelo final da casa pátio

Foto com as luzes do V-ray - luzes internas

Imagens de dentro para fora do modelo
render do v-ray
 Render corte do podium


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